
De acordo com dados fornecidos pelas duas sondas Voyager, cientistas publicaram um artigo na revista Nature afirmando que o sistema solar poderá ter uma forma comprimida e alongada.
Viajando pelo espaço há mais de 30 anos (foram lançadas em 1977), as sondas têm enviado informações sobre a geografia do sistema solar, estando agora a analisar os limites da heliosfera.
As últimas informações revelam que o sistema solar não está envolto numa bolha de partículas solares perfeitamente redonda, mas antes numa bolha ligeiramente comprimida de um lado.
A missão das Voyager foi planeada para visitas a Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. No entanto, contra todas as expectativas, depois dirigiram-se para fora do sistema solar, e ainda hoje continuam a enviar informações para a Terra sobre raios cósmicos ou radiação ultravioleta vinda de outras estrelas.
Os ventos solares, partículas electricamente carregadas, formam uma gigantesca bolha à volta da nossa estrela, a heliosfera.
Daqui a cerca de dez anos, as duas Voyager deverão atravessar a heliopausa, região onde a velocidade supersónica dos ventos solares desce bruscamente e começam a sentir-se os efeitos dos ventos de outras estrelas.
As duas sondas vão continuar a funcionar até 2020, altura em que se deverá esgotar a energia dos seus reactores nucleares.
Sem comentários:
Enviar um comentário